Como limpar os vidros do aquário

Limpar os vidros do aquário

Neste post pretendo mostrar como limpar os vidros do aquário com o menor esforço possível.

Tenha sempre em mente que a limpeza do aquário exige frequência, então não deixe acumular sujeira para só depois planejar uma faxina no seu aquário.

Além disso, uma limpeza exagerada pode desestabilizar o seu aquário, você pode perder parte da biologia, fazer uma grande alteração no pH e em todos os demais outros parâmetros.

Por este motivo, o mais adequado é ter frequência e ter rotina. É isso que vai deixar o seu aquário sempre limpo, além de te dar menos trabalho.

Outro ponto importante é nunca utilizar nenhum produto químico para realizar a limpeza, somente os acessórios. Qualquer outro produto de limpeza (detergente, limpa-vidros, ….) só vai trazer riscos para a saúde dos seus peixes!

E não esqueça de desligar todos os equipamentos elétricos, principalmente o aquecedor. É uma questão de segurança. Afinal, você não quer se arriscar a levar um choque, não é?

Criar uma rotina para limpar os vidros do aquário

Como limpar os vidros do aquário

Naturalmente qualquer vidro fica sujo com o tempo, mesmo que o seu aquário seja biologicamente muito equilibrado. Desde aquela alga verde fininha fácil de remover, até algas mais aderentes (como as green spots) que grudam mesmo no vidro e são de difícil limpeza.

Por isso, de todas as rotinas de limpeza que você precisará fazer, a com maior frequência será a de limpar os vidros do aquário. Assim ficará permanentemente limpo e as sujeiras que eventualmente aparecerem serão fáceis de remover.

Se você for deixando, elas vão incrustando nos vidros, dificultando a limpeza e correndo o risco de riscar o vidro. E quando o vidro está riscado há uma tendência a gerar ainda mais sujeira naquela região riscada, pois a sujeira vai aderir ainda mais.

Ou seja, quanto mais riscado estiver um vidro mais sujeira vai ficar. Ela vai entrar nestas ranhuras.

Evite utilizar qualquer tipo de acessório de limpeza que possa riscar o vidro de seu aquário, sem que você perceba. Por isso, é importante você utilizar equipamentos adequados no seu aquário.

Fique tranquilo, vou apresentar alguns equipamentos interessantes e úteis para limpar os vidros do aquário.

Acessórios comuns para limpar o vidro do aquário

Uma das coisas mais comuns para limpar os vidros do aquário são as esponjas.

Esponja para limpar os vidros do aquário

Se você limpa os vidros com frequência, tem um aquário equilibrado e que não está muito exposto ao sol, uma esponja simples dessas é suficiente. Ela tem um custo bem acessível e você encontra muitas marcas disponíveis no mercado.

Algumas esponjas vêm com um cabo, o que vai te ajudar a fazer a limpeza dos vidros. Elas são bem seguras, abrasivas o suficiente para remover a sujeira e não riscar o vidro. Podem ser encontrada em vários tamanhos, com cabos mais curtos ou mais longos, de acordo com o tamanho do seu aquário.

 

Potencializando a limpeza: acessórios mais elaborados

Além destes, existem equipamentos mais elaborados. Um deles é o raspador multicamadas da Ista. Com ele você remove todos os tipos de algas facilmente. É de fácil uso e não risca a superfície do vidro.

O aparelho possui várias lâminas e, à medida que você vai esfregando, ele vai passando por essas várias lâminas. Ele faz a retirada das algas e da sujeira através destas várias camadas. Vai diminuir o seu esforço e limpa muito bem.

Outro modelo interessante da Ista é o Raspador Multi Scraper, que vem com um raspador que é uma borracha, o que aumenta a eficiência da limpeza. É mais indicado para aquários maiores.

Tem uma lâmina retrátil, que permite uma raspagem segura das sujeiras mais aderentes ao vidro. Vem com peças adicionais que permitem aumentar o diminuir o tamanho do cabo.

Uma opção ainda mais elaborada é o raspador 3 in 1 da Ista. Uma das ferramentas é uma lâmina para remover as sujeiras mais persistentes, a de esponja para o acabamento e dar um brilho. O último é uma esponja mais móvel que permite acessar os locais mais difíceis. Também tem a opção de prolongadores de cabos.

Um ponto positivo da Ista é a possibilidade de comprar refil dos itens que desgastam nos produtos.

Um outro equipamento que é muito útil para limpar os vidros do aquário são os limpadores magnéticos. Embora sejam mais caros, facilitam muito o processo de limpeza. Com eles você consegue limpar os vidros do aquário com facilidade e sem molhar as mãos. Muito útil para realizar limpezas frequentes.

Quando for pesquisar sobre limpadores magnéticos, é muito importante você analisar os tamanhos. Quanto maior o tamanho, maior a força do imã. Ou seja, adquira de acordo com a grossura do vidro e o tamanho do seu aquário.

O principal cuidado que você deve ter é para que não entre uma pedrinha ou alguma partícula entre as duas peças do limpador, pois isso poderá riscar o vidro.

&nbsp &nbsp

Acessórios de limpeza para quem é muito exigente

Um produto interessante para servir como apoio na limpeza é a esponja JBL Blanki. Ela se parece com um bombril, e passa a impressão de que vai riscar o seu aquário. Mas é muito eficiente e dá um brilho especial.

Uma ferramenta bem diferente é a luva de limpeza proscape da JBL. Ela permite que você faça a limpeza com as próprias mãos! Isso dará muito mais mobilidade, permitindo a limpeza não só dos vidros como de outros componentes do aquário.

Para os mais exigentes, é possível dar um acabamento final após limpar os vidros do aquário, com o JBL WishWash. É um kit composto por uma esponja e uma flanela para lustrar o aquário pelo lado de fora.

Considerações finais

Como vimos no início do artigo, é muito importante você manter os vidros do aquário sempre limpos. Afinal você deseja sempre ter uma visão clara dos seus peixes, não é verdade?

Para facilitar a sua vida, você deve limpar os vidros do aquário com frequência, evitando o acumulo de sujeira. Defina uma rotina periódica para esta atividade.

E tenha ferramentas adequadas para o processo de limpar os vidros do aquário, tanto para facilitar o seu trabalho quanto para evitar que o vidro seja riscado.

Siga estas recomendações e garanta um aquário mais bonito!

Deixe uma resposta