Guppy – Série peixes para aquário

Guppy no aquário

A escolha dos peixes para montar o aquário é um momento muito importante. Se o seu desejo é ter um peixe bonito e fácil de cuidar, vai adorar conhecer o peixe Guppy.

São peixes muito adaptáveis que se estabeleceram em vários ecossistemas e condições, o que confirma seu potencial colonizador e a facilidade dos seus cuidados.

Para preparar o aquário de forma adequada para o Guppy, você precisa buscar o máximo de informações sobre seus hábitos e necessidades. O objetivo deste artigo é ajudá-lo a encontrar estas informações essenciais.

Conhecendo o peixe Guppy

O Guppy é um peixe de água doce, muito conhecido por suas cores chamativas e sua cauda com formatos variados, cujo nome científico é Poecilia Reticulata.

Originalmente era chamado de Guarú, na língua tupi-guarani, o que significa “um peixe que come de tudo”. Atualmente ele também é conhecido como Peixe Barrigudinho e Lebiste.

O Guppy é nativo de lagos e riachos da América do Sul e Central. O nome Guppy foi dado em homenagem ao reverendo Robert Guppy, que em 1866 enviou para Londres algumas amostras que havia coletado em riachos de Trinidad.

Bonito, com formas e cores encantadoras, é robusto e adaptável a vários habitats. O Guppy tem um corpo alongado e grandes nadadeiras caudais, que parecem verdadeiros leques.

Essas nadadeiras podem ter diferentes formas, que caracterizam as variedades da espécie. Além disso, existe uma diversidade de cores e padrões em populações de Guppy.

Com expectativa de vida de aproximadamente 2 anos, são peixes muito ativos, que costumam nadar ativamente por todo o aquário. Se um Guppy se encontrar parado no fundo do tanque é sinal de que poderá estar doente.

Diferenças entre machos e fêmeas

Quando adultos, o dimorfismo sexual é bem visível. Normalmente estas cores estão mais presentes no macho do que na fêmea.

Os machos são pequenos e esbeltos, variando entre 1,5 e 3,5 centímetros. Já as fêmeas são mais longas e sua área abdominal é muito mais volumosa, com tamanhos entre 3 e 6 centímetros.

Os machos possuem tons berrantes e barbatanas mais desenvolvidas e coloridas, tanto na cauda quanto nas costas.

As fêmeas, por sua vez, têm uma coloração uniforme bege com uma pequena mancha preta que se torna mais acentuada durante a gravidez.

O período gestacional do Guppy é de aproximadamente 25 dias. Em cada ciclo, é comum que nasçam até 60 filhotes, todos gerados dentro do corpo da mãe.

O Guppy é ovovivíparo, ou seja, seus óvulos são fecundados dentro do útero. Antes de deixar o interior da fêmea, a casca do ovo se rompe, e os alevinos já nascem formados.

Os machos podem apresentar um comportamento agressivo, como morder as barbatanas de outros peixes, por exemplo.

Se quiser ter fêmeas no aquário, não inclua somente uma. Isso porque a disputa por ela pode gerar desentendimentos entre os machos e brigas no aquário.

O ideal é ter pelo menos um macho para cada três fêmeas. Mas tome cuidado, pois eles se reproduzem muito rapidamente!

Alimentação

O Guppy é um peixe onívoro que come bastante, mesmo quando está satisfeito. Por isso você deve controlar a quantidade de comida oferecida. Procure alimentá-lo várias vezes ao dia, mas em pequenas porções.

O cardápio do Guppy pode ser bem variado, incluindo alimentos industrializados e alimentos vivos, como rações em flocos, rações granuladas, enquitréias, artêmias salinas e pequenas minhocas. É possível também encontrar alimentos congelados como bloodworms e artêmias.

Lembre-se que quanto mais variada for a alimentação, melhor para o seu peixe. Além disso, é importante ficar atento para não deixar sobrar comida no fundo do aquário.

Quando se habituam a certos horários para serem alimentados, nadarão até à superfície quando for oferecida comida, mesmo se estiverem com o estômago cheio. Eles acabam associando os seres humanos à comida.

       

Ambiente saudável

Aquário

No caso do Guppy, uma boa opção é um aquário de tamanho médio e com plantas para enfeitar.

Ele vive em rios, com plantas, troncos e pequenas pedras ao fundo. Esse ambiente pode ser reproduzido em aquário tranquilamente, seja com plantas naturais ou artificiais e demais elementos para decoração.

Embora o Guppy seja um peixe muito pequeno, ele necessita de um espaço razoável. Assim, o aquário deve ser grande o suficiente para que possa nadar tranquilamente. O ideal é um aquário de pelo menos 40 litros. Além disso, é recomendável ter no máximo um Guppy para cada 5 litros.

Muito importante você se atentar em relação à qualidade da água. Apesar do Guppy ser um peixe bem resistente, ele é sensível à mudança da qualidade de água.

Por isso é importante investir em um bom filtro de água e um termostato aquário. Dessa forma você pode garantir melhores condições para seu peixe, visto que não toleram alterações bruscas de temperatura.

       

Procure manter a temperatura estável, entre 23° C a 26° C. O pH deve ser mais alcalino, entre 7,0 e 7,8.

Com esses cuidados, você poderá desfrutar da boa companhia desse peixe ornamental e dar mais cor ao seu aquário.

   

O Guppy em aquários comunitários

O Guppy é uma das espécies mais adequadas para aquários comunitários, onde peixes pertencentes a diferentes espécies e famílias coexistem.

No entanto, eles preferem viver em um grupo de peixes da mesma espécie.

O Guppy é um peixe pequeno, pacífico e bem tranquilo. Evite misturar o Guppy com peixes maiores ou muito territorialistas, como é o caso do Betta Assim, é possível evitar brigas e disputas dentro do aquário.

A companhia ideal para um Guppy são outros peixes da família dos poecilídeos, tais como Platy, Espada e Molinésia, por exemplo.

Para ter peixes de espécies diferentes, no entanto, o ideal é ter sempre um aquário grande, que permita que todos vivam tranquilamente.

Variedades do peixe Guppy

Guppy Veiltail

Tem como característica uma cauda similar a um véu. O formato da sua nadadeira é igual a um triângulo isósceles de 45 graus, no qual dois lados são da mesma medida.

Além disso, o comprimento da sua nadadeira caudal deve corresponder ao de seu corpo.

Guppy Triangletail

A nadadeira caudal tem a forma de um triângulo e se estendem em linhas retas em um ângulo de 70 graus. As bordas caudais são retas e uniformes e os cantos podem ser ligeiramente arredondados.

Seu comprimento caudal corresponde a 8/10 do comprimento do corpo.

Guppy Fantail

São parecidos com os Veiltail, porém o formato é de um leque, no qual as caudas são um pouco curvadas nas bordas superiores e também um pouco mais baixas.

O comprimento da sua nadadeira é de 8/10 do comprimento do corpo. São quase tão longas quanto largas.

Guppy Scarftail

Possui nadadeira caudal similar a um lenço ou uma bandeira, em formato retangular. A barbatana dorsal fina eleva-se abruptamente para cima no início, e depois termina apontada no final do primeiro terço da barbatana dorsal.

O comprimento da sua cauda é de 8/10 do comprimento do corpo.

Guppy Top, Bottom e Double Swordtail

A cauda tem uma forma básica oval, com extensões em formato de espada.

No Top Swordtail, a cauda tem uma extensão em forma de espada no raio superior. No Bottom Swordtail, a cauda tem uma extensão em forma de espada no raio inferior. Já no Double Swordtail, a cauda tem duas extensões em forma de espada nos raios superiores e inferiores.

Guppy Lyretail

Diferente dos demais, que possuem a cauda em formato geométrico, o Guppy Lyretail tem a sua cauda no formato de uma lira, que é um instrumento musical parecido com a harpa, mas arredondado.

O comprimento da cauda é de 4/10 do comprimento do corpo.

Guppy Cofertail

A cauda se parece com uma pá e tem apenas metade do comprimento do corpo. São quase tão largas quanto longas.

O início da cauda é redonda e se abre paralelamente ao eixo do corpo.

Guppy Speartail

É uma variedade um tanto rara. A cauda tem a forma da ponta de uma lança e terminam em ponta.

Seu comprimento corresponde 8/10 do comprimento do corpo. A cauda é tão longa quanto larga.

Guppy Pintail

A forma básica da cauda é arredondada, no formato de um alfinete, com um diâmetro de 4/10 do comprimento do corpo. A dorsal é fina e se levanta, íngreme no início.

Já a extremidade é pontuda e se afina a partir do último terço de seu comprimento.

Conclusão

O peixe Guppy costuma ser a primeira opção de muitos aquaristas iniciantes, pois são peixes de fácil manutenção e com uma variedade grande de linhagens. É realmente um peixe muito charmoso, ideal para quem está começando.

Agora que já conhece mais sobre o Guppy, pode avaliar melhor e escolher qual será o peixe que você terá no seu aquário!

Se quiser conhecer mais sobre o peixe, pode também dar uma olhada na Wikipédia.

Deixe uma resposta