HBL-802 da SunSun: Um bom filtro
Existe uma grande variedade de filtros para aquário disponíveis no mercado, entre eles o HBL-802 da Sunsun. Filtros internos, externos, HangOn, Canister, Sump, entre outros. E para cada tipo, existem diversos modelos.
Por isso, como saber qual deles é o mais adequado para você? Como avaliar, antes de comprar um filtro, que ele esteja bem dimensionado e funcione da maneira que você precisa?
Neste artigo vou falar sobre uma ótima opção de filtro para aquários de pequeno porte, que tenham até 100 litros. Por exemplo, temos os filtros MiniCanister da SunSun, vendidos em três modelos diferentes: HBL-801, HBL-802 e HBL-803. Eu tenho no meu aquário um HBL-802 e estou muito satisfeito, então resolvi compartilhar com vocês.
O que você precisa analisar antes de comprar um filtro?
Em primeiro lugar, vamos entender o que você precisa analisar quando vai adquirir um filtro. Você precisa ter em mente que um filtro abaixo da necessidade do seu aquário vai te trazer problemas. Um filtro acima da capacidade, só te trará benefícios.
De tudo o que você vai precisar adquirir para o seu aquário, na minha opinião, o mais importante é o filtro. Por isso, recomendo que você não economize com ele. Compre algo que vá “sobrar” no seu aquário!
Entendendo a vazão do filtro
Em primeiro lugar, verifique a vazão. Está relacionada a circulação geral da água, a oxigenação do aquário. Ela indica quantos litros de água por hora a bomba do filtro consegue fazer circular. Portanto, é bem comum usar esta medida como uma forma de tentar descobrir qual o tamanho do filtro que você deve colocar no seu aquário.
Costuma-se usar uma regra bem difundida: 5 vezes o volume do aquário por hora. Por exemplo, se você tem um aquário de 40 litros, então o tamanho de bomba adequado seria de 200 l/h.
Essa regra vai te ajudar a ter uma noção do tamanho do filtro, todavia você não precisa seguir tanto à risca. Não que ela seja incorreta, porém o fabricante define quanto será a vazão de um filtro com base em quantos litros por hora a bomba deve circular por todo o espaço das mídias, garantindo assim que o filtro trabalhe de forma apropriada.
Por outro lado, não necessariamente isso refletirá a vazão total do seu aquário, pois cada aquário tem um tamanho, formato e decoração diferentes, e que afetam a circulação da água. Ou seja, a vazão do filtro não será efetivamente a vazão total do aquário.
Avaliando o espaço para mídias
No entanto, meu objetivo é mostrar que, mais importante que a vazão em si, é o espaço disponível para filtragem. Você vai encontrar muitos filtros que possuem uma vazão similar, sobretudo muito diferentes em relação ao tamanho e ao espaço para mídias.
Filtros menores e com menos espaço podem ser usados em aquários com uma demanda de filtragem menor, ou seja, pequenos e com poucos peixes. Do contrário, mesmo que tenha uma vazão boa, vai ficar sujo com frequência. Vai exigir que você limpe toda hora, senão acabará entupindo pelo excesso de sujeira.
Por isso é muito importante olhar também o tamanho e a capacidade para acondicionar diferentes tipos de mídias quando for escolher o filtro. Um espaço maior vai permitir você utilizar muito mais mídia.
Uma alternativa interessante é usar dois filtros, o que traz a vantagem de ter um backup. Você não fica dependentes de um único equipamento, e os dois em conjunto vão circular todo o volume de água. Pode ser um filtro externo de ótima qualidade e um filtro interno mais simples, por exemplo.
Filtro SunSun HBL-802
Falando em filtro de qualidade, recomendo o filtro mini Canister HBL-802 da SunSun, um filtro externo no estilo HangOn. Ele é um equipamento muito interessante, com vazão de 500 litros por hora e com um dispositivo que permite controlar a vazão.
E, a melhor parte, possui um grande espaço para acondicionar mídias. No total, tem uma capacidade de 1,4 litros de mídia!
Possui 5 gavetas internas onde você pode acondicionar cerâmica, carvão, perlon e outras mídias, o que vai turbinar a sua filtragem. Com isso tem um alta capacidade biológica.
Ele é tranquilamente suficiente para qualquer aquário de até 100 litros, ou até mais se você incluir uma bomba de circulação ou um filtro interno. Mesmo se você usar este filtro em um aquário de 200 litros, por exemplo, embora a vazão fique baixa, a filtragem ficará boa. Claro, dependendo da exigência de oxigenação dos peixes que você tiver.
Pode ser encontrado em voltagens de 110V e 220V. O consumo é muito baixo, apenas 6W, o que garante um consumo menor de energia. Tem instalação fácil, feita dentro de alguns minutos.
Ele ficará preso na traseira do aquário, e já vem com todos os acessório necessários para essa instalação.
Conheça a diferença entre os modelos: HBL-801, HBL-802 e HBL-803
Como já comentei antes, os filtros Mini Canister da SunSun são vendidos em três modelos: HBL-801, HBL-802 e HBL-803. A vazão deles é a mesma, o que muda de um para outro é o tamanho do copo e, como consequência, a capacidade de acondicionar mídias.
Conclusão
Quando você for escolher um filtro para seu aquário, não pense somente na vazão! Considere muito a capacidade de filtragem. Compre um filtro com tamanho e espaço disponível para turbinar a filtragem.
E jamais economize na compra do filtro. Por isso sugiro o filtro SunSun HBL-802, que é o que estou utilizando atualmente no meu aquário.
Então, já decidiu que filtro vai comprar?