Manutenção do aquário

Limpeza do aquário

Ao montar um aquário você está assumindo um compromisso: manter a qualidade de vida dos seus peixes. E para isso você precisa manter saudável o habitat deles. Como qualquer outro animal de estimação, seus peixes exigirão alguns cuidados e atenção. Por isso é fundamental você realizar regularmente uma rotina de manutenção do aquário.

A boa notícia é que a manutenção e os cuidados necessários para um aquário são menores do que outros animais exigiriam. Além disso, os custos para manutenção normalmente são baixos.

Você poderia pensar que, tendo um bom filtro e alguns peixes de fundo que se alimentam do que cai por lá, não precisaria fazer nenhuma manutenção no seu aquário. Afinal, ninguém fica limpando rios, lagos e oceanos, e os peixes vivem bem nestes locais.

Então, por que limpar o aquário? Lembre-se de que seu aquário tem uma quantidade relativamente pequena de água. Além disso, é um sistema fechado e isso o torna bastante diferente de um habitat na natureza.

Os filtros certamente ajudam, mas se não forem limpos podem entupir, limitando os seus benefícios. Enquanto isso, os peixes continuam a produzir resíduos, segue ocorrendo a decomposição de alimentos não consumidos e os subprodutos potencialmente prejudiciais se acumulam lentamente.

Crie uma rotina de manutenção do aquário

Sempre surgem dúvidas em relação a quais manutenções realizar. O objetivo deste artigo é ajudá-lo nesta tarefa e diminuir suas dúvidas.

Como vimos, a única maneira que um aquário permanecer limpo é você realizar a manutenção do aquário periodicamente. Caso contrário, com o tempo, o habitat ficará cada vez menos saudável para os peixes.

Estabelecer uma rotina periódica de manutenção permite que você mantenha seu aquário estável e equilibrado. Mas não se preocupe, isso não vai ocupar muito tempo seu.

Não é aconselhável limpar tudo ao mesmo tempo, para que o impacto sobre as bactérias benéficas seja o menor possível. Assim, a limpeza de áreas ricas em colônias, como o filtro e o substrato, deve ser escalonada. Se as colônias bacterianas forem muito perturbadas, pode ocorrer a interrupção do ciclo do nitrogênio o suficiente para causar um pico de amônia ou de nitritos.

Por essa razão, também é aconselhável testar a água alguns dias depois de uma limpeza significativa, para garantir que nada esteja errado.

Materiais

A manutenção do aquário não requer muitos equipamentos. No entanto, facilita se você tiver algumas ferramentas especializadas à mão.

Procure ter um balde dedicado para as limpezas e certifique-se de não o utilizar para mais nada. Você também vai precisar de um sifão, condicionador de água, purificador de algas, escova de filtro, limpador de vidro para aquário, pano macio e algumas toalhas.

Todos esses itens podem ser armazenados dentro do balde, para tornar o dia de limpeza mais rápido e fácil.

Além disso, você precisará de mídias filtrantes novas e, se tiver plantas vivas, fertilizantes e pequenas tesouras para aparar as plantas.

Manutenção do aquário – diária

Verifique a temperatura da água. Aproveite para contar os peixes e analisar se eles parecem saudáveis. Um bom momento para fazer isso é quando você os alimenta.

Uma vez que eles terminaram de comer, examine o aquário para ver se há excesso de restos de comida na parte inferior. Isso pode indicar que está introduzindo comida demais no aquário.

Faça uma rápida verificação visual do aquário para confirmar que o filtro, as luzes e os demais equipamentos estejam funcionando adequadamente.

Manutenção do aquário – semanal

Realizar uma limpeza geral do aquário, para que ele não fique excessivamente sujo. Limpe as superfícies externas do aquário com um pano úmido. Agite suavemente as plantas, sejam elas vivas ou artificiais, para desalojar detritos. Raspe o vidro interno para remover qualquer alga.

Conclua a limpeza com uma espuminha especial que não arranha o vidro do seu aquário e não necessita da aplicação de nenhum produto de limpeza. Você faz a limpeza interna apenas friccionando levemente uma espuma limpa, sem resíduos químicos como detergente, contra o vidro do aquário sempre que achar necessário. Ou pode usar um limpador magnético.

Em seguida, faça uma pausa de dez a quinze minutos e deixe tudo descansar um pouco.

Verifique se o alimento não consumido e outros resíduos estão se acumulando no fundo do aquário e use um sifão para removê-lo. A sifonagem removerá uma parte da água, você a completará depois. Faça uma limpeza rápida do excesso de algas acumuladas.

Uma parte fundamental da manutenção do aquário é a troca da água. Este processo é chamado de TPA (Troca Parcial de Água) e você já o começou através da sifonagem.

Retire parte da água e teste os níveis de PH, amônia, nitrito e nitrato. Os kits de teste de aquário são ferramentas que podem ajudá-lo neste tipo de tarefa.

Substitua cerca de 10% da água por água sem cloro. A água da torneira contém cloro ou cloramina. Outros elementos que a água da torneira por conter são o fosfato, o ferro e outros metais pesados. A água de reposição deve estar próxima da temperatura do aquário.

Você pode utilizar um condicionador de água para neutralizar o cloro. Mas a amônia precisa ser eliminada pelas bactérias nitrificantes que já estão presentes no aquário. Isso pode demorar mais do que o peixe pode tolerar. Por isso não é recomendado trocar muita água.

Uma alternativa pode ser utilizar água de um filtro deionizador. Mas para isso você terá um custo adicional, que é a compra do equipamento.

Manutenção do aquário – mensal

Comece realizado os testes de água para garantir que nada invisível esteja se formando. Avalie os seguintes parâmetros: pH, amônia, nitrito e nitrato. Se você tiver problemas com algas, também pode testar os fosfatos para ver se isso pode ser parte da causa raiz.

Realize os testes de água antes de trocar a água e qualquer outra manutenção. Se você tiver plantas vivas, inspecione-as e remova quaisquer folhas mortas e corte o excesso de crescimento.

Em seguida, execute as mesmas tarefas da limpeza semanal, seguidas da troca parcial de água (TPA). Porém desta vez substitua cerca de 25% da água.

Encha um balde com a água removida do aquário para usar na manutenção do filtro. Se você usar mídia esgotável, como carvão ativado ou zeólito, aproveite para trocá-la. Usando a água economizada na troca de água, lave a mídia mecânica. Se estiver muito suja, providencie a troca. Mas mídias mecânicas (como espuma) geralmente só precisam ser substituídas uma ou duas vezes por ano.

No entanto, evite substituir todos os meios filtrantes ao mesmo tempo. Faço isso para evitar perder uma parte muito grande das colônias biológicas benéficas. No mês seguinte, você pode substituir a mídia de filtro restante.

Manutenção do aquário – eventual

Além das tarefas de manutenção periódicas, algumas coisas devem ser feitas conforme surgir a necessidade. Isto inclui substituir as lâmpadas que estiverem com defeito ou desgastadas.

Inspecione a tubulação da bomba de ar e a tubulação do filtro se você tiver um filtro tipo canister. Limpe a entrada do filtro da vasilha usando uma escova de filtro. Se você tem plantas vivas, fertilize-as.

Checklist

Como vimos, os equipamentos do seu aquário precisam de alguma manutenção periódica. Com isso, seus equipamentos devem durar muito mais tempo e continuarem sendo eficazes.

Para facilitar a sua vida, montamos alguns checklists com um resumo dos itens que você precisa verificar, de acordo com a periodicidade.

Deixe uma resposta